Fortes chuvas fazem Nicarágua declarar alerta máximo na capital
Manágua, 12 jun (EFE).- A Nicarágua declarou alerta máximo em Manágua nesta sexta-feira por conta das fortes chuvas que caíram ontem e que já atingem 13.865 pessoas, mais de 3 mil casas e 90 bairros, informaram as autoridades.
O presidente Daniel Ortega orientou ao coordenador do Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres, Guillermo González, a preparar um decreto para declarar alerta máximo no departamento de Manágua.
“A situação de Manágua, em particular neste momento, é motivo de preocupação de todos”, expressou a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.
A porta-voz do governo informou que na capital há 2.487 casas alagadas, sete semidestruídas, quatro totalmente destruídas e 23 com risco de desabamento, onde acontece a retirada dos moradores. Segundo ela, há dez famílias abrigadas e 82 em processo de evacuação enviadas a albergues, enquanto uma solução definitiva é estudada.
Conforme os dados oficiais, a temporada de chuvas já provocou quatro mortes, desde que começou no último dia 2. Uma das vítimas é uma um menino de 11 anos, arrastado por uma corrente pluvial em Manágua ontem.
A coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania apontou que o departamento de Manágua é de alta vulnerabilidade, sobretudo nesta época do ano.
“Estamos enfrentado uma situação crítica por conta das chuvas”, disse a porta-voz do governo.
Neste sentido, ela explicou que uma simulação nacional de desastres, prevista para acontecer no próximo dia 17, poderia ser adiada.
“Estamos vivendo uma realidade dramática e podemos esperar alguns dias para realizar a simulação”, sustentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.