Fortes explosões sacodem mercado movimentado no noroeste da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2015 16h47

Lagos, 16 jul (EFE).- Um mercado movimentado na cidade de Gombe, no noroeste da Nigéria, foi atingido por duas fortes explosões simultâneas às 17h locais desta quinta-feira (10h de Brasília), informou a imprensa local.

O mercado, conhecido popularmente como Babban Layi e um dos maiores da cidade, estava cheio de pessoas que compravam mantimentos para celebrar amanhã o fim do Ramadã, o mês sagrado da religião muçulmana.

Durante o Ramadã, o grupo Boko Haram intensificou sua campanha de atentados no nordeste da Nigéria, em resposta ao desafio lançado pelo novo presidente do país, Muhammadu Buhari, que assumiu o cargo no dia 29 de maio.

Nas últimas duas semanas, o grupo extremista foi responsável pela morte de mais de 460 pessoas em Nigéria, Chade, Camarões e Níger, numa tentativa de retomar a iniciativa no conflito armado que mantém há anos contra o Estado nigeriano.

Desde fevereiro, uma força multinacional luta contra o Boko Haram no nordeste da Nigéria e na fronteira com Chade, Camarões e Níger, uma ofensiva que durante meses conquistou grandes avanços contra o grupo islamita, mas que agora parece estagnada pela maior mobilidade dos milicianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.