Foster anuncia criação da diretoria de governança para combate à corrupção na Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2014 08h56

A presidente da Petrobras anunciou a criação da diretoria de governança para combate à corrupção na estatal. Graça Foster fez teleconferência para justificar o atraso na publicação do balanço da empresa que escandalizou o mercado.

A presidente da estatal promete publicar a peça até janeiro incluindo o que chama de não conformidade técnica. Graça prometeu uma diretoria de governança, atividade normalmente coordenada nos Conselhos de Administração.

A presidente não comentou o fato do presidente do TCU, Augusto Nardes, informar que ela foi avisada da corrupção em obras da Petrobras há um ano.

*Ouça os detalhes no áudio

O diretor executivo da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, considera lamentável que a Petrobras nunca teve um setor que fizesse controle interno.

Para Cláudio Abramo, da Transparência Brasil, qualquer cargo público deveria ser ocupado com uma seleção prévia e não por indicação partidária.

O analista de investimento e especialista em petróleo, Carlos Müller, destacou que mesmo com mais controle, o investidor está desconfiado da Petrobras.

O analista de investimento Carlos Müller avaliou que se o investidor quiser resultados de médio prazo com as ações da Petrobras, vai perder dinheiro.

O diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura, Adriano Pires, afirmou que montar uma nova estrutura burocrática na empresa não vai adiantar.

Pires acrescentou que a Petrobras precisa, antes de tudo, passar por um período de transição.

O economista Álvaro Bandeira lembrou que a queda das ações da empresa superou 4% nesta segunda-feira e se disse preocupado.

Bandeira lembrou que a crise na Petrobras também interfere no desempenho de ações de outras empresas brasileiras. O economista citou, por exemplo, a Eletrobras que pode ser envolvida em denúncias de corrupção no setor elétrico.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.