Fotografias inéditas do casamento de Diana comovem os britânicos

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 06h59

Beatriz Díaz.

Londres, 18 ago (EFE).- A aparição de 14 fotografias inéditas do casamento de Diana e Charles comoveu o público britânico e colocou a princesa, morta em 1997 quando era perseguida por paparazzis na França, novamente nas primeiras páginas dos jornais.

Em uma semana na qual o palácio de Buckingham alertou sobre o assédio dos fotógrafos ao príncipe George, Lady Di compartilhou protagonismo nos meios de comunicação do Reino Unido com o primogênito dos duques de Cambridge, William e Kate, de dois anos, que teria sido seu primeiro neto.

A imagem de Diana reapareceu em uma série de fotos que retratam os momentos mais íntimos de seu casamento com o herdeiro ao trono britânico, em 29 de julho de 1981, e que mostram a espontaneidade e ternura da princesa.

A coleção de retratos, que ficou descartada do álbum oficial dos recém-casados, foi tirada no palácio de Buckingham durante a recepção do casamento e após a cerimônia religiosa que foi celebrada na icônica catedral de Saint Paul em Londres, informou a casa de leilões RR Auction, que colocará as fotografias à venda em 28 de setembro nos Estados Unidos.

As imagens tiradas por Patrick Lichfield, único membro da família autorizado a retratar de forma extraoficial os príncipes, foram entregues ao assistente do fotógrafo como recompensa por seu trabalho nesse dia, e permaneceram guardadas durante 34 anos.

O casamento real, que congregou uma multidão de 600 mil pessoas que agitavam bandeiras britânicas durante a passagem dos recém-casados, se tornou o evento televisivo mais acompanhado da história com uma audiência de 750 milhões de espectadores.

Nas fotos tiradas deste dia que serão colocadas em leilão – sete delas em preto e branco, e outras sete coloridas – aparece uma jovem Lady Di, que tinha 20 anos no dia de seu casamento, vestida com um traje de cor marfim, de seda e tafetá, e bordado com 10 mil pérolas, um modelo assinado pelos britânicos David e Elizabeth Emanuel.

As fotos em preto e branco mostram Diana acompanhada de sua família, assim como, por outros membros da realeza – entre eles a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles, as princesas Ana e Margarida e o príncipe Andrew -, percorrendo um imponente corredor do Palácio de Buckingham.

A espontaneidade e ternura da princesa, que era professora em uma creche quando conheceu o herdeiro ao trono, fica retratada nas imagens nas quais sustenta em seus braços sua menor dama de honra, Clementine Hambro, que tinha caído enquanto andavam pelo corredor e a quem a princesa tentava consolar.

Entre as imagens coloridas destaca-se uma na qual aparecem os recém-casados, Diana e Charles, um junto ao outro e radiantes de felicidade e outra mostra a princesa na sala do trono enquanto o design de seu vestido regulava a caudas para as fotos formais. O chamativo vestido cor turquesa da princesa Michael de Kent é protagonista de outra das imagens.

A família real completa, reunida para as fotografias formais, aparece imortalizada em um retrato onde aparecem o cavaleiro Mark Philips, o príncipe Andrew, os recém-casados, o irmão da princesa Earl Spencer e os duques de York, entre outros.

Além disso, a rainha Elizabeth II protagoniza uma das imagens que serão colocadas à venda: enquanto os príncipes cumpriam com seus compromissos, a monarca observava em um pequeno televisor gravações da multidão que se congregou para celebrar um ato que ninguém queria perder.

A casa de leilões RR Auction estima que as fotografias, que incluem também a autorização da Casa Real Britânica ao assistente do fotógrafo para vendê-las, poderiam alcançar um preço total de 15,5 mil euros.

O casamento de conto de fadas terminou em agosto de 1996, com o divórcio entre os príncipes que tinham tido dois filhos, William e Harry.

Um ano depois, a princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris, mas ninguém esqueceu de sua proximidade e amabilidade, e essa aura de sensibilidade que estas novas fotos recuperam através do tempo. EFE

bdp-ad-gx/ff/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.