França, Alemanha e o Reino Unido pedem “cessar-fogo imediato” em Gaza
Paris, 9 ago (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha e do Reino Unido pediram neste sábado um “cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza e apoiaram os esforços de mediação do Egito.
“Todas as partes presentes deveriam tomar imediatamente medidas para responder às necessidades humanitárias, inclusive facilitando o acesso às povoações civis”, afirmaram em comunicado conjunto os chefes da diplomacia francesa, Laurent Fabius; britânica, Philippe Hammond, e alemã, Frank-Walter Steinmeier.
Os três países, estão dispostos a fornecer apoio a “uma trégua duradoura” e continuarão trabalhando para alcançá-la.
“Para que seja duradoura, a trégua deve prever medidas para responder, ao mesmo tempo, às preocupações de Israel em termos de segurança e às demandas palestinas no que concerne às restrições sobre Gaza”, disseram.
Segundo Paris, Londres e Berlim, o “objetivo final deve ser um retorno às negociações sobre a base da solução de dois Estados, que continua sendo a única forma de resolver o conflito e de pôr fim ao sofrimento de uma vez por todas”.
Desde o começo da operação israelense em Gaza em 8 de julho, o número de palestinos mortos é de 1.903 e de feridos quase 10 mil, enquanto no lado de Israel 67 pessoas morreram, 64 soldados, e 500 ficaram feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.