França condena golpe de estado em Burkina Fasso

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2015 11h21

Paris, 17 set (EFE).- O presidente da França, François Hollande, condenou nesta quinta-feira “firmemente” o golpe de estado que aconteceu em Burkina Fasso e pediu a libertação imediata de todos os detidos.

Hollande também pediu aos militares que tomaram o controle do país que recoloquem em seus cargos as autoridades e que se volte a iniciar o processo eleitoral, segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

Burkina Fasso, que se tornou independente da França em 1960, vive sob uma instabilidade permanente, sobretudo após as revoltas de outubro de 2014 contra o presidente anterior, Blaise Compaoré, que estava há 27 anos no poder.

Após sua renúncia, foi constituído um governo civil de transição no país africano, até a realização de eleições previstas para novembro próximo.

Os militares conseguiram ontem dissolver esse conselho de transição detendo seu líder, Michel Kafando e outros membros do governo, e sua suposta intenção é “realizar eleições inclusivas”, segundo detalharam em discurso na televisão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.