França confirma mais 2 detidos em operação contra cúpula da ETA
Paris, 22 set (EFE).- As forças de segurança prenderam nesta terça-feira outras duas pessoas junto aos supostos chefes da ETA Iratxe Sorzábal e David Pla em uma casa na zona rural de Saint-Étienne-de-Baïgorry, no País Basco francês, conforme informaram à Agência Efe fontes da justiça francesa.
Um dos detidos é o proprietário do imóvel, o outro ainda não foi identificado. Segundo as fontes, a casa está sendo inspecionada na presença dos quatro presos, que não ofereceram resistência durante a detenção.
Em Bruxelas, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, confirmou a detenção de quatro pessoas, mas não especificou se uma delas é o histórico dirigente da ETA José Antonio Urrutikoetxea, também conhecido como “Josu Ternera”, ou seu filho.
De acordo com as fontes da justiça francesa, a casa, localizada a poucos quilômetros da fronteira espanhola, era alvo de vigilância, mas as autoridades não detalharam há quanto tempo o procedimento era realizado.
A operação contou com a participação francesa da polícia judiciária de Bordeaux, da Subdireção Antiterrorista (SDAT) e da direção geral de Segurança Interior (DGSI, serviços secretos), em parceria com a Guarda Civil espanhola.
As últimas detenções de integrantes da ETA na França ocorerram há pouco mais de dois meses. No dia 7 de julho foram capturados em uma casa de Ossès, no departamento francês dos Pirineus Atlânticos, Xabier Goyenechea e Iñaki de Reta Frutos, considerados responsáveis pela logística do grupo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.