França constata que cessar-fogo na Ucrânia é cumprido “globalmente”

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 12h50

Paris, 27 fev (EFE).- A França constatou “com satisfação que o cessar-fogo no leste da Ucrânia está sendo respeitado globalmente pelas partes” e que começou a troca de prisioneiros, disse nesta sexta-feira o Ministério de Relações Exteriores.

“Saudamos a libertação de 138 soldados ucranianos e 52 combatentes separatistas no último dia 21 em cumprimento dos prazos previstos”, afirmou um porta-voz da chancelaria.

A França encorajou as partes a manter “o processo em curso de retirada de armas pesadas”, segundo o estabelecido nos acordos de Minsk do dia 12 fevereiro.

Paris expressou seu apoio à missão especial de observação da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e seus observadores no terreno.

O porta-voz pediu para que os dois lados em conflito permitam a OSCE verificar o cessar-fogo e a retirada do armamento pesado, e que os observadores possam entrar no conjunto das zonas onde estão ocorrendo as batalhas.

A chancelaria acrescentou que “apenas a aplicação íntegra” das medidas estipuladas em Minsk “permitirá se chegar a uma solução pacífica e duradoura” para o conflito na Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.