França diz que está em contato com todas as partes sírias
Nações Unidas, 27 set (EFE).- A França está discutindo uma possível solução política ao conflito sírio com todas as partes e não exclui ninguém nesse processo, garantiu neste domingo seu presidente, François Hollande.
“O processo requer que todas as partes estejam envolvidas. A França está falando com todas elas e não estamos excluindo ninguém”, disse Hollande na sede das Nações Unidas, em uma declaração na qual detalhou, além disso, os primeiros bombardeios efetuados por seu país contra posições do Estado Islâmico (EI).
O presidente francês, no entanto, deixou claro que segue achando que “o futuro da Síria não pode ser com Bashar al Assad” e insistiu que o presidente sírio é “o principal responsável” de um conflito que deixou cerca de 250 mil vítimas.
Desde o início da guerra síria, a França foi um dos países que mais claramente se opôs que Assad continue no poder.
No entanto, o avanço do jihadista EI fez com que vários países ocidentais mudassem sua postura e considerassem a possibilidade de Assad continuar como presidente pelo menos durante um tempo se isso ajudar a pôr fim ao conflito.
O líder sírio conta com o respaldo, entre outros, do presidente russo, Vladimir Putin, que amanhã deve abordar a situação no Oriente Médio com seu colega americano, Barack Obama.
O esperado encontro vai acontecer em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os líderes internacionais buscarão acercar posturas para pôr fim à guerra na Síria e conter os jihadistas do EI. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.