França envia 400 soldados adicionais à República Centro-Africana

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 15h23

Paris, 14 fev (EFE).- O presidente da França, François Hollande, decidiu enviar 400 soldados adicionais à República Centro-Africana, com os quais o número de soldados franceses nesse país passará a 2 mil no total, informou nesta sexta-feira o Palácio do Eliseu.

Segundo o comunicado, esse esforço complementar inclui o desdobramento antecipado de forças de combate e de gendarmes franceses que participarão posteriormente na operação militar da União Europeia (UE).

A decisão foi tomada após um restrito conselho de Defesa, no qual foi lembrado que o objetivo da França é apoiar à Missão Internacional de Apoio (MISCA), prevenir os crimes de guerra e restabelecer a segurança da população local.

“Todos os inimigos da paz serão combatidos. Não haverá impunidade para aqueles que tenham cometido crimes”, assinalou a nota da sede da Presidência francesa.

O conselho levou em consideração a chamada a favor de uma mobilização internacional realizada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a decisão da UE de empreender uma operação militar nesse país.

“A França pede à comunidade internacional uma maior solidariedade”, acrescentou o comunicado, que também pedia à UE acelerar o desdobramento da missão Eufor e cumprimentava a mobilização dos integrantes da MISCA.

A operação do Exército francês foi iniciada no dia 5 de dezembro 2013, dia em que o Conselho de Segurança da ONU autorizou essa intervenção com o objetivo de restabelecer a ordem no país, onde tinham várias centenas de pessoas tinham morrido em confrontos entre a milícia “Seleka”, leal ao presidente Michel Djotodia, e o grupo “Anti Balaka”, seguidor do deposto antecessor, François Bozizé. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.