França irá inaugurar em setembro sua primeira catedral do século XXI
Paris, 5 ago (EFE).- A primeira catedral do século XXI da França, uma construção em Créteil, nos arredores de Paris, que substituirá o templo que a cidade tinha desde 1987 para aumentar sua capacidade, será inaugurado oficialmente em 20 de setembro.
A catedral, que levou dois anos e meio para ser erguida e custou 9 milhões de euros (mais de R$ 3 bilhões), tem capacidade para 1.200 pessoas contra as 600 anteriores, além de um campanário e uma coberta de madeira de 35 e 20 metros de altura, respectivamente.
De acordo com responsável do projeto na diocese de Créteil, Marie-Pierre Etienney, o templo anterior tinha dimensões “insuficientes” para reunir à comunidade católica em um mesmo espaço.
Esta catedral, cuja construção foi realizada pelo Architecture Studio, se soma a cinco igrejas católicas, quatro evangélicas, uma sinagoga e uma mesquita que a cidade de 90 mil habitantes possui.
Com 1.400 metros quadrados de superfície, ela faz parte de um grande projeto de 2012 para a construção de locais de culto católico na região de Ilha-de-França, conhecida como a “Grande Paris das Igrejas”.
“No total, planificamos oito construções, das quais cinco já foram realizadas, entre elas a Catedral de Créteil”, explicou à Efe o diretor da Chantiers du Cardinal, Bruno Keller, cujos fundos procedem de doações particulares.
Durante as obras, a diocese instalou uma catedral provisória próxima ao novo local, que teve a primeira missa celebrada em 12 de julho, à espera da abertura definitiva ao público em setembro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.