França pede que Reino Unido esteja “à altura” de pressão migratória

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 12h17

Paris, 31 jul (EFE).- O governo francês destacou nesta sexta-feira a necessidade de que as autoridades britânicas estejam “à altura” dos compromissos assinados e previstos sobre imigração para poder fazer frente à crescente pressão no túnel ferroviário que une a França ao Reino Unido sob o Canal da Mancha.

“É importante que nossos amigos britânicos estejam à altura em nível orçamentário, mas não apenas, porque temos que lutar juntos contra a imigração clandestina”, disse o primeiro-ministro da França, Manuel Valls.

O chefe do Executivo francês fez menção ao acordo bilateral assinado em setembro de 2014, que contemplava uma contribuição britânica de 15 milhões de euros (mais de R$ 50 milhões) em três anos para reforçar a segurança do porto de Calais, e destacou que o diálogo entre ambos os países é “constante” nos últimos dias.

Esse pacto previa a criação de um “fundo comum” para financiar essas remodelações, fazer o reforço da cooperação policial contra as redes de tráfico de pessoas e o dar início a campanhas comuns de informação para sensibilizar os imigrantes sobre o perigo dessas tentativas.

“Cada um deve assumir suas responsabilidades”, disse Valls em referência ao Eurotúnel, a empresa concessionária que administra a linha férrea.

Hoje, em comunicado, a companhia agradeceu a recente decisão de Londres de investir 7 milhões de libras (mais de R$ 30 milhões) em medidas de proteção para caminhões com destino ao Reino Unido e na instalação de uma nova cerca de segurança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.