França realiza grande bombardeio a posições do Estado Islâmico na Síria

  • Por Agência EFE
  • 15/11/2015 20h03
EFE O governo francês reagiu aos atentados terroristas com bombardeios em Al Raqqah

A França realizou neste domingo um grande bombardeio em um acampamento do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) perto da cidade de Al Raqqah, considerado o reduto dos jihadistas na Síria, afirmaram à Agência Efe fontes do Ministério de Defesa francês.

Segundo as fontes, os bombardeios franceses, ocorridos dois dias depois da onda de atentados que provocaram pelo menos 129 mortes em Paris, tiveram como principal alvo “um posto de comando” do EI que também servia como centro de recrutamento e depósito de armas e munição. Além disso, os aviões também teriam destruído um campo de treinamento do grupo jihadista.

As fontes disseram que, no total, foram lançadas 20 bombas a partir de dez caças, um ataque de maior envergadura dos que até agora a aviação militar francesa vinha fazendo na Síria.

Os lugares bombardeados tinham sido previamente identificados por missões de reconhecimento francesas, ainda segundo a fonte, que explicou que o ataque aconteceu em coordenação com as forças dos Estados Unidos que operam na região e que os aviões tinham decolado nas bases que a França tem nos Emirados Árabes e na Jordânia.

Os bombardeios aconteceram às 19h50 e 20h50 de Paris (16h50 e 17h50 de Brasília).

Há mais de um ano, a força aérea francesa atuava contra esse grupo terrorista no Iraque com caças Rafale e Mirage 2000 e um contingente de mais de 700 soldados.

Mas no dia 27 de setembro os bombardeios à Síria foram apliados, justificados pelo governo francês pela necessidade de “legítima defesa” contra um grupo que opera contra seu país dentro de suas próprias fronteiras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.