França suspende participação nas reuniões prévias ao G8 de Sochi
Paris, 2 mar (EFE).- A França suspendeu neste domingo sua participação nas reuniões prévias à cúpula do G8 que está marcada para junho em Sochi, na Rússia, informou hoje a presidência francesa.
Um porta-voz do Palácio do Eliseu confirmou à Agência Efe que o presidente da França, François Hollande, tomou essa decisão depois de se reunir de urgência com o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius.
Horas antes, o chefe da diplomacia francesa tinha cogitado publicamente essa possibilidade e criticado a mobilização de tropas russas na Ucrânia.
A suspensão, em linha com a posição dos Estados Unidos, é uma resposta à atitude de Moscou, considerada contraditória com os “princípios e valores” do “espírito dessa cúpula que reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.
“Nossos parceiros russos têm que compreender que, se continuam tudo isto, haverá um custo. Interromper as preparações do G8 tem consequências. A Rússia, tradicionalmente, é nossa amiga. De um amigo esperamos algo diferente de barulho de botas”, acrescentou Fabius durante uma entrevista coletiva.
O ministro condenou em nome da França “a escalada militar russa” e assinalou que a situação na Ucrânia é “muito preocupante”.
Fabius disse ainda que a França está “disponível” para uma mediação que permita uma saída à crise e reiterou que a vontade de Paris é que sejam respeitadas “a unidade e a integridade da Ucrânia”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.