Francês sequestrado pela Al Qaeda no Mali em 2011 chega a Paris
Paris, 10 dez (EFE).- Serge Lazarevic, um cidadão francês que foi sequestrado em novembro de 2011 pela Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), no nordeste do Mali, e que foi libertado ontem, chegou nesta quarta-feira em um avião oficial ao aeroporto militar de Villacoublay, nos arredores de Paris.
Lazarevic, que foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, e pelo ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, aterrissou por volta das 7h47 locais (4h47 de Brasília), procedente de Niamey, a capital do Níger.
O francês foi sequestrado em 2011 junto com seu compatriota Philippe Verdon, cuja execução foi anunciada em março de 2013 pela AQMI. O corpo de Verdon foi encontrado em julho daquele ano no maciço do Adrar dês Ifoghas, no extremo norte do Mali.
“Estávamos há três anos te esperando”, disse hoje Hollande em um breve pronunciamento para a imprensa, no qual agradeceu a colaboração das autoridades do Mali e do Níger para conseguir a libertação de Lazarevic.
O francês foi libertado, segundo garantiram à Agência Efe fontes ligadas às negociações no Mali, após uma troca com dois presos salafistas que estavam na prisão de Bamaco, no Mali, e que foram transferidos nos últimos dias para o Níger.
Hollande garantiu que manterá sua luta contra o terrorismo e advertiu, com uma mensagem “simples e clara”, os franceses para que não se desloquem para regiões onde há perigo de sequestro.
“Estamos em um mundo perigoso”, disse o chefe de Estado, segundo o qual “há três ou quatro anos” ainda podia haver dúvidas sobre os possíveis riscos, mas agora, estes já não podem ser questionados.
Lazarevic, que estava ao lado de Hollande durante seu discurso, também se pronunciou nesse mesmo sentido. “Tinha me esquecido de como era a liberdade, mas nunca se esqueçam, ser um homem livre é ser precavido em todos os lugares. Tenham cuidado, pois a liberdade é mais valiosa que qualquer outra coisa”, opinou o recém-libertado. EFE
mgr/rpr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.