Freiras libertadas na Síria chegam ao Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 21h23

Beirute, 9 mar (EFE).- As freiras sequestradas na Síria há quase três meses chegaram na noite deste domingo ao Líbano após ser liberadas pelo grupo rebelde que as prendia, que as entregou às autoridades libanesas, informou a agência de notícias nacional do Líbano, ANN.

As religiosas entraram na cidade libanesa de Arsal, na fronteira com a Síria, e de lá foram levadas à cidade de Labue, em direção à zona de Yadid Yabús.

As freiras viajaram em um comboio composto por 16 veículos e com elas foram liberadas outras três pessoas que as acompanhavam em seu convento quando foram sequestradas.

Em declaração aos jornalistas, o diretor da Segurança geral libanesa, Abbas Ibrahim, disse que o acordo conseguido com os sequestradores para a libertação das religiosas inclui a libertação de 150 pessoas na Síria e negou que se tenha pagado um resgate.

Ibrahim destacou que a libertação foi feita segundo o pacto conseguido com os sequestradores, apesar de os últimos tentarem “sair do acordo” no último momento.

Em comunicado, o patriarca grego católico de Antióquia e do Oriente Médio, monsenhor Gregorio III Laham, expressou sua satisfação pela libertação das freiras e ressaltou que os esforços exercidos são exemplo da cooperação nas sociedades árabes.

Durante o dia, houve confusão sobre a libertação, já que algumas fontes tinham anunciado a libertação das freiras, que no final se atrasou por divergências sobre as condições impostas pelos sequestradores.

Um porta-voz da Embaixada do Catar, país que intermediou no processo, explicou que a libertação se atrasou por divergências sobre as condições impostas pelos sequestradores.

As freiras desapareceram do convento de Santa Tecla durante a tomada pelos rebeldes da população de maioria cristã de Malula, ao norte de Damasco, em 2 de dezembro passado.

O regime do presidente sírio, Bashar al Assad, acusou a “terroristas”, como denomina aos opositores, de ter sequestrado as religiosas, que posteriormente foram transferidas à cidade de Yabrud, perto da fronteira com o Líbano.

O grupo insurgente que as tinha em seu poder exigiu em janeiro passado a libertação de cerca de 200 presas pelo regime sírio em troca de sua libertação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.