Frente al Nusra captura piloto e outros 3 membros do regime na Síria
Cairo, 22 mar (EFE).- A Frente al Nusra (filial da Al Qaeda na Síria) e combatentes islamitas capturaram neste domingo o piloto e outros três membros da tripulação de um helicóptero do regime de Bashar al-Assad na periferia da cidade de Idlib, no noroeste da Síria.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o helicóptero teve que aterrissar emergencialmente por uma falha técnica no Monte al Zauia.
Outro membro da tripulação morreu por um disparo dos jihadistas do grupo, perto do lugar onde caiu o helicóptero, e um sexto está em paradeiro desconhecido, acrescentou a ONG.
Estes helicópteros costumam ser utilizados pelo regime sírio para lançar os barris explosivos contra aldeias, povos e cidades do país, acrescentou o Observatório, que cifrou em 5.335 os barris lançados desde outubro de 2014 até 20 de março.
Esses explosivos teriam sido lançados contra várias zonas das províncias de Damasco, Aleppo, Homs, Hama, Hasaka, Quneitera, Deir ez Zur, Idlib, Deera e Latakia.
Há pouco mais de um ano, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução na qual pedia a todas as partes “a cessação imediata dos ataques contra civis”, dos bombardeios indiscriminados de zonas povoadas e “do uso de barris de explosivos”.
No domingo passado, completou o quarto aniversário do começo do conflito na Síria, que já deixou cerca de 220 mil mortos e mais de quatro milhões de refugiados, segundo a ONU. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.