Frente al Nusra diz que libertará “em breve” boinas azuis fijianos
Beirute, 11 set (EFE).- O Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, afirmou que libertará “em breve” os boinas azuis fijianos que mantém sequestrados nas Colinas de Golã, em um vídeo publicado nesta quinta-feira.
Na gravação, um porta-voz do Frente al Nusra pediu uma troca “os prisioneiros da ONU por presas e presos em prisões dos tiranos”, em referência ao regime de Bashar al Assad.
Também solicitou “a entrada de ajuda humanitária nas zonas assediadas de Guta Oriental, no sul de Damasco, Deraa e Homs”.
Destacou que “o ocorrido está dentro do umbral da segurança” e acrescentou que um dos dirigentes do Frente al Nusra, xeque Abu Mahmoud al Maqdisi, ordenou aos sequestradores manterem os boinas azuis em segurança.
O vídeo de 14 minutos de duração e mostra o porta-voz junto de outro membro do Frente al Nusra e no fundo os 44 boinas azuis sentados em um lugar no meio do campo.
Os militares são membros da Força das Nações Unidas de Observação da Separação nas Colinas de Golã que atua na fronteira entre Síria e Israel. Eles estão retidos pela Frente al Nusra desde 28 de agosto.
Em comunicado, a organização jihadista explicou no final de agosto que os tinha capturado em resposta à “conspiração” e as “sanções” da ONU contra as brigadas sunitas que combatem o regime de Damasco. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.