Frente al Nusra mata 20 civis drusos no norte da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2015 07h02
  • BlueSky

Beirute, 11 jun (EFE).- Pelo menos 20 civis drusos, uma minoria religiosa de origem semita, foram assassinados nesta quinta-feira pela Frente al Nusra, grupo sírio ligado à Al Qaeda, na província de Idlib, no norte da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O OSDH explicou que tudo começou quando um líder tunisiano da Frente al Nusra e seus seguidores tentaram invadir a casa de um seguidor do regime de Bashar al Assad na cidade de Qalb Luza, na região de Jabal Sumaq, de maioria drusa, o que levou a uma troca de tiros e resultou na morte de um morador.

Vários habitantes de Qalb Luza se aglomeraram no local do incidente e, em meio aos disparos dos jihadistas, um deles conseguiu tomar a arma de um combatente da Frente al Nusra e o matou.

Com isso, o grupo terrorista enviou reforços à cidade, que dispararam indiscriminadamente contra os moradores.

Até o momento, o paradeiro do líder tunisiano da organização ligada à Al Qaeda é desconhecido.

A principal aliança política de oposição, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), lamentou o incidente e reiterou seu “compromisso com a unidade do povo sírio e com a paz entre todas as seitas” que vivem no país.

“Reprovamos qualquer forma de luta interna que leve a conquistas que só servem aos interesses sectários do regime e aos críticos da revolução”, disse a CNFROS em comunicado.

A coalizão acrescentou que grupos rebeldes nessa área, como o Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante) e a Legião de Sham, foram até Qalb Luza para conter a situação e mantiveram contato com as partes envolvidas para acabar com qualquer disputa.

A própria CNFROS também estabeleceu contato com os envolvidos e com o líder druso libanês Walid Jumblatt, assim como com outros líderes deste credo, tanto dentro como fora do território sírio.

Quase toda a província de Idlib está sob controle da Frente al Nusra e de facções rebeldes aliadas.

Os drusos vivem divididos entre Israel, Líbano, Síria, Palestina e Jordânia.

A maioria dos drusos da Síria vive na província de Sueida, no sul do país, e são partidários do regime de Damasco. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.