Frente Ampla se aproxima de confirmar maioria parlamentar no Uruguai

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 17h19

Montevidéu, 27 out (EFE).- O partido governante Frente Ampla (FA) conseguiu manter a maioria parlamentar no Uruguai, de acordo com projeções sobre a apuração oficial dos votos emitidos nas eleições do domingo, que já chega a 99% do total.

A FA conta com 47,8% dos votos, o que lhe daria 50 deputados dos 99 da Câmara, o mesmo número que tem agora, segundo as projeções divulgadas pelos meios de comunicação.

No Senado, de 31 postos, teria 15 cadeiras mais a que corresponde ao vice-presidente se Tabaré Vázquez, candidato da FA, vencer o segundo turno das eleições presidenciais de 30 de novembro.

A presidente da Frente Ampla, Mónica Xavier, se mostrou muito satisfeita por estes resultados em uma declaração à imprensa.

Estas previsões, não confirmadas oficialmente pela Corte Eleitoral, dependem ainda dos aproximadamente 20 mil votos que não foram contados e da revisão dos chamados votos “observados”, os emitidos por pessoas fora de sua circunscrição eleitoral.

“Os 30 mil votos observados não reverteriam a atribuição de cadeiras”, motivo pelo qual a obtenção de maiorias parlamentares “é algo que está se concretizando neste momento”, declarou Xavier.

Confirmadas as projeções, esta será a grande surpresa destas eleições legislativas, pois todas as enquetes apontavam que a coalizão governante perderia a maioria.

Em qualquer caso, o candidato Tabaré Vázquez deverá concorrer com Luis Alberto Lacalle Pou, candidato do Partido Nacional, em um segundo turno para definir quem será o próximo presidente do país, pois não conseguiu os 50% necessários para ganhar no primeiro turno.

Os últimos dados da apuração oficial atribuem 1.101.105 votos à Frente Ampla (47,8%) e 712.560 ao Partido Nacional (30,9%), que, com essa porcentagem, garantiria 32 deputados (dois a mais que agora) e dez senadores (um a mais), de acordo com as projeções.

Apesar subir em votos e cadeiras em relação às eleições de 2009, os nacionalistas esperavam melhores números depois que as enquetes lhes atribuíam até 33% dos votos.

O Partido Colorado sofreu o maior golpe destas eleições e colheu apenas 12,9% dos votos, sua segunda votação mais baixa da história, atrás apenas dos 10% que obteve em 2004 e muito abaixo dos 17% que os dirigidos por Pedro Bordaberry conseguiram em 2009.

Assim, com 297.837 sufrágios, os colorados passarão de 14 a 13 deputados e de cinco a quatro senadores.

Pelo contrário, o Partido Independiente de Pablo Mieres se transformou em outro dos grandes vencedores da votação, ao obter 3,1% dos votos, o equivalente a 70.658 sufrágios.

Com isto, os independentes passariam a ter três cadeiras na Câmara, uma a mais que agora, e entrariam no Senado com um representante, que será o próprio Mieres.

Outra novidade é a entrada na Câmara dos Representantes do partido radical de esquerda Assembleia Popular, que, com 24.621 votos, 1,1%, terá uma cadeira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.