Frontex afirma que mais de 500 mil imigrantes entraram na UE até agosto
Berlim, 15 set (EFE).- A agência europeia de controle de fronteiras (Frontex) contabilizou mais de 500 mil imigrantes que entraram na UE nos oito primeiros meses do ano, depois de agosto bater o recorde de entradas pelo quinto mês consecutivo.
Em comparação, no mesmo período do ano passado foram 280 mil entradas de imigrantes e refugiados.
Esta agência com sede em Varsóvia avaliou, no entanto, que pode ser que alguns dos detectados na fronteira da Sérvia com a Hungria tenham sido contabilizados previamente ao entrar na Grécia desde a Turquia.
O maior número de detecções aconteceu nas ilhas gregas, a apenas alguns quilômetros do litoral turco, com 88 mil entradas só em agosto, 11 vezes mais que no mesmo mês do ano passado.
Quase 75% dos que chegaram por esta via são sírios, e denunciaram a crescente “agressividade e crueldade” dos traficantes na Turquia, que ignoram as condições meteorológicas ao fazer os imigrantes partirem em embarcações muito precárias.
Em segundo lugar por número de detecções está a Hungria, país através do qual entraram na UE desde a Sérvia 52 mil imigrantes em agosto, 20 vezes mais que no mesmo mês de 2014.
Na Itália as detecções em agosto chegaram a 13 mil, a maioria de pessoas vindas de Eritreia e de outros países subsaarianos que atravessaram a Líbia.
No Mediterrâneo central o Frontex contabilizou 106 mil imigrantes resgatados neste ano, 6% a menos que no mesmo período do ano passado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.