Frontex resgatou 3,4 mil refugiados no litoral da Líbia na semana passada

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2015 12h58

Varsóvia, 25 ago (EFE).- A Agência Europeia de Controle de Fronteiras (Frontex) informou nesta terça-feira em comunicado que na semana passada recuperou cerca de 3,4 mil refugiados à deriva no litoral da Líbia, quase dois terços do total identificado.

A entidade assinalou que a maioria das pessoas foi resgatada entre sexta-feira e domingo, um dos períodos de maior atividade desde que a operação Tritão foi iniciada, em novembro de 2014.

Os imigrantes, a maioria da África Subsaaariana, fizeram pedidos de socorro às autoridades italianas pouco depois de abandonar a costa líbia. A maioria desses imigrantes viajavam em frágeis embarcações de madeira e borracha.

“Estou orgulhoso de dizer que os navios e aviões financiados pela Frontex ajudaram a salvar a vida de mais da metade dos imigrantes resgatados durante os últimos dias”, disse em comunicado o diretor-executivo da Agência Europeia de Controle de Fronteiras, Fabrice Leggeri.

“Nunca tivemos tantas pessoas a bordo antes, tivemos dificuldades no sábado passado já que havia muitas embarcações que necessitavam ajuda ao mesmo tempo”, disse o comandante Lise Dunham, piloto do Siem, um navio norueguês que participa da operação da Frontex no Mar Mediterrâneo.

Esse navio resgatou 963 pessoas que viajavam em duas embarcações de madeira e um bote de borracha, entre elas 71 crianças, durante o fim de semana passado.

Nos sete primeiros meses deste ano, cerca de 95 mil imigrantes foram resgatados no Mediterrâneo, segundo dados da Frontex. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.