Fujimori fica “satisfeito e contente” com reposição de telefone em prisão
Lima, 18 jul (EFE).- O ex-presidente peruano Alberto Fujimori disse nesta sexta-feira estar “satisfeito e contente” depois que um tribunal ordenou que seja reinstalado o telefone público que foi retirado em novembro da prisão onde cumpre pena.
Fujimori se mostrou sorridente e cumprimentou com as mãos os jornalistas no começo da audiência por sua suposta participação no desvio de fundos públicos para sua campanha à reeleição no ano 2000.
Minutos depois, a audiência foi suspensa até 25 de julho pelo não comparecimento dos peritos contábeis que fizeram um estudo sobre o desvio de fundos das Forças Armadas ao Serviço de Inteligência Nacional (SEM).
O advogado de Fujimori, William Castillo, declarou depois aos jornalistas que o ex-mandatário está “muito satisfeito e contente” pela decisão judicial que ordenou a reposição da linha telefônica.
Castillo indicou que Fujimori manifestou seu desejo de opinar sobre questões conjunturais “como líder político” e que isso inclui fazer aos meios de comunicação.
O Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) ordenou em novembro que fosse retirado o telefone da prisão onde Fujimori cumpre uma condenação de 25 anos por delitos de contra a humanidade, depois que o líder ofereceu várias entrevistas telefônicas aos meios de comunicação locais.
No entanto, o 38° Tribunal Penal de Lima declarou na quinta-feira fundado um recurso de habeas corpus colocado por Castillo e ordenou ao Inpe a reposição da linha telefônica. EFE
dub/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.