Funcionário francês da UE morre e outro fica ferido em atentado no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 05/05/2014 11h17

Sana, 5 mai (EFE).- Um funcionário francês da delegação da União Europeia (UE) em Sana, capital do Iêmen, morreu nesta segunda-feira e outro foi gravemente ferido pelos tiros efetuados por homens armados contra seu veículo no centro da capital iemenita, informaram à Agência Efe fontes de segurança e governamentais.

O ataque, no qual um funcionário iemenita também sofreu ferimentos, aconteceu no bairro de classe média de Hada, sede da maioria das legações ocidentais.

Os assassinos, que estavam em um veículo 4×4 sem placa, interceptaram o carro diplomático e em seguida abriram fogo contra seus ocupantes.

Ataques e sequestros de estrangeiros são relativamente frequentes no Iêmen, onde em janeiro foi assassinado o diretor financeiro da embaixada iraniana Ali Akbar Asadi e, em dezembro, o segundo secretário da legação japonesa ficou ferido.

Também no centro de Sana, um oficial do exército iemenita foi morto a tiros hoje e uma bomba explodiu durante a passagem de um comboio militar sem causar vítimas.

Fontes de segurança consultadas pela Efe apontaram que esses dois ataques levam o selo da rede terrorista Al Qaeda, pela similaridade com outras ações perpetradas por essa organização nos últimos meses.

Há uma semana, o exército iemenita lançou uma ampla ofensiva contra os redutos da Al Qaeda no sul do país, a maior desde 2012, na qual morreram dezenas de supostos terroristas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.