Funcionários da limpeza municipal morrem em atentado em Mogadíscio

  • Por Agencia EFE
  • 03/08/2014 06h43

Mogadíscio, 3 ago (EFE).- Pelo menos dez mulheres, todas elas funcionárias da limpeza municipal, morreram neste domingo ao explodir uma bomba em uma rua do distrito de Hodan em Mogadíscio, capital da Somália, informaram à Agência Efe fontes da Polícia local.

Outras sete pessoas ficaram feridas no atentado, registrado no começo da manhã de hoje, segundo o delegado de distrito, Ali Shaaban.

A detonação, que pôde ser ouvida de diferentes bairros da cidade, aconteceu quando as vítimas recolheram uma bolsa de lixo em cujo interior havia uma bomba.

Após movimentar “levemente” a bolsa, a bomba explodiu, informaram várias testemunhas à rede somali de mídia “Shabelle”.

Não é a primeira vez que estas mulheres são vítimas de um atentado, já que em 2008 outra bomba matou 21 garis quando trabalhavam no sul de Mogadíscio.

As vítimas participavam de uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, que desde 2007 permite a mulheres somalis trabalhar limpando as ruas em troca de comida.

A milícia radical islâmica Al Shabab advertiu que as agências de ajuda humanitária da ONU não têm sua permissão para operar no país, e concretamente acusa o PMA de ter causado doenças e danificado a economia do país com sua política agrária.

A Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de tipo wahhabista na Somália.

O país do Chifre da África vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o Estado sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de delinquentes armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.