Funcionários da ONG Save the Children são sequestrados no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 10h51
  • BlueSky

Cabul, 3 mar (EFE).- Cinco funcionários afegãos da ONG Save the Children foram sequestrados por um grupo de homens armados não identificados no sul do Afeganistão, informaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes da ONG e das forças de segurança.

A porta-voz da organização Zubaida Akbari confirmou o sequestro ontem à noite dos voluntários na área de Dashti-Anargy, na sulina província de Uruzgan, onde realizavam trabalhos de engenharia.

No entanto, não facilitou mais informações, “já que isso pode pôr em perigo as vidas de nossos colegas”, expressou Akbari.

Os cinco voluntários são cidadãos afegãos e residentes da zona onde foram sequestrados, indicou à Efe o comandante da Polícia da área de Gül Agha, que acrescentou que estão negociando sua libertação com os sequestradores.

Os sequestros são comuns no Afeganistão. O último deles aconteceu em 23 de fevereiro quando 30 passageiros de dois ônibus pertencentes à minoria xiita foram capturados por um grupo de homens armados não identificados na sulina província de Zabul.

O Exército e a polícia afegãos lançaram ontem à noite uma operação no distrito de Jak-i-Afghan, no sul de Zabul, que ainda continua e que tem como objetivo libertar esses membros da perseguida etnia hazara sequestrados, em um operacional no qual morreram pelo menos 26 insurgentes.

A Otan pôs ponto final em 2014 a sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com ao redor de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Os Estados Unidos mantêm a missão “antiterrorista” ou de combate no Afeganistão com cerca de 11 mil soldados que devem permanecer no país até 2016, embora Washington se está replanejando os termos e a duração dessa operação. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.