Fundo de resgate recebe pedido da Grécia para 3º programa de ajuda
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) recebeu nesta quarta-feira (08) o pedido da Grécia para um terceiro programa de ajuda, segundo confirmou à Agência Efe seu porta-voz.
“O MEE recebeu o pedido grego”, confirmou o porta-voz do fundo de resgate permanente, que não detalhou o montante da ajuda solicitada pelo governo de Atenas nem a extensão que terá o programa.
O pedido da Grécia será analisado hoje em nível técnico em uma teleconferência do chamado Grupo de Trabalho do Euro, segundo indicou Michel Reijns, porta-voz do presidente do Eurogrupo (formado pelos ministros de Economia e Finanças da zona do euro), Jeroen Dijsselbloem, em sua conta oficial no Twitter.
Reijns também destacou que hoje finalmente não será realizada uma teleconferência dos ministros de Economia e Finanças da zona do euro como estava previsto.
Atenas dirigiu seu pedido formal ao presidente do conselho de governadores do MEE, o holandês Jeroen Dijsselbloem.
Esta solicitação terá que ser examinada agora pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para determinar se entranha um risco para a zona do euro, a sustentabilidade da dívida e as necessidades concretas de capital, segundo explicaram fontes europeias.
Uma vez realizada esta primeira avaliação e caso se decida abrir de forma definitiva o processo para um terceiro resgate, a proposta voltará ao MEE que elaborará um memorando de entendimento com as condições da ajuda, ou seja, as medidas que a Grécia deverá adotar em troca do apoio.
Em seguida, o Eurogrupo e os líderes comunitários terão que dar seu sinal verde e os parlamentos nacionais terão que aprovar o programa antes que o primeiro desembolso possa ser efetivado.
Neste sábado será realizada em Bruxelas uma nova reunião extraordinária do Eurogrupo e no domingo se reunirão os líderes do euro e da União Europeia em duas cúpulas consecutivas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.