Funeral da rainha Fabiola aconterá sexta-feira em Bruxelas
Bruxelas, 6 dez (EFE).- O funeral da rainha Fabiola, viúva do rei Balduino I, da Bélgica, que morreu ontem no palácio em que vivia em Bruxelas, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 12, segundo informou o Palácio Real.
O governo belga, que se reuniu em um Conselho de Ministros extraordinário, decidiu realizar um funeral nacional para Fabiola e decretar luto nacional a partir deste sábado até a próxima sexta-feira, informou o primeiro-ministro belga, Charles Michel.
O funeral acontecerá às 7h (de Brasília) da próxima sexta-feira na catedral de San Miguel e Santa Gúdula da capital belga.
A escolha da data do enterro levou em conta a greve que afetará à região de Bruxelas na segunda-feira, e a greve geral que atingirá todo o país uma semana depois, no dia 15, convocadas contra os cortes econômicos que o governo federal quer aplicar.
O jornal “Le Soir” informou também que os atuais monarcas, Felipe e Matilde, adiaram a visita ao Vaticano programada para a semana que vem.
Foi na catedral de Bruxelas que a rainha Fabiola fez sua última aparição pública, em 31 de julho de 2013, em um evento de homenagem ao seu marido, Balduino, no 20º aniversário de sua morte.
Ela fez questão de estar presente apesar de seu delicado estado de saúde e se deslocava em cadeira de rodas.
A rainha sofria de osteoporose e de problemas respiratórios.
Desde que foi divulgada a notícia da morte de Fabiola, várias pessoas foram às portas do palácio de Stuyvenberg, em Bruxelas, onde faleceu, para depositar flores, velas e cartas que demonstraram o carinho pela rainha que ganhou os belgas por sua proximidade.
Fabiola de Mora e o Aragão, rainha da Bélgica por mais de 30 anos, morreu na sexta-feira aos 86 anos no palácio onde viveu com grande discrição os últimos anos de sua vida. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.