G7 dará mais tempo para EUA responderem se continuam no Acordo de Paris

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/05/2017 11h56
EFE cúpula do G7 - efe

Líderes das sete democracias mais ricas do mundo chegaram a um acordo para dar mais tempo à administração Trump para lhes dizer se os Estados Unidos planejam permanecer no acordo climático de Paris.

Uma pessoa familiarizada com as negociações na Cúpula do G7 disse que seis membros do grupo manteriam seu endosso ao acordo de Paris e aguardavam uma decisão dos EUA. A pessoa falou sob condição de anonimato para discutir o assunto antes do anúncio formal.

Os membros do G7 ainda discutem por uma declaração sobre o comércio internacional e se haveria uma condenação do protecionismo, como ocorreu nas declarações anteriores do grupo

O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou em relação a declarações anteriores do grupo que se opunham ao protecionismo e argumentou que o comércio deve ser equilibrado, justo e livre

Trump está iniciando o último dia de sua primeira viagem ao exterior, e vai se reunir também com líderes de países africanos

Trump tem encontro com Beji Caid Essebsi, presidente da Tunísia, e Mahamadou Issoufou, presidente do Níger, para a sua primeira reunião do dia.

Ele também foi visto conversando com a chanceler alemã Angela Merkel antes do início da sessão. É o último dia da viagem de nove dias do presidente. Ele voltará a Washington ainda hoje. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou mais tarde, por meio de seu perfil no Twitter, que vai tomar uma decisão final sobre o Acordo de Paris na próxima semana. O assunto deve ser abordado hoje no último dia da reunião de cúpula do G7, na cidade siciliana de Taormina, na Itália.

Os outros líderes do grupo chegaram a um acordo para dar mais tempo à administração Trump para dar uma resposta sobre a continuidade da adesão dos EUA ao acordo climático. Sob a condição de anonimato, uma pessoa familiarizada com as negociações disse que seis membros manteriam seu endosso ao acordo de Paris e aguardavam uma decisão dos EUA.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.