Geórgia declara luto pela vítimas das inundações em Tbilisi

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 09h04

Tbilisi, 15 jun (EFE).- A Geórgia está de luto nesta segunda-feira pelas vítimas das graves inundações que afetaram a capital no domingo e destruíram o zoológico de Tbilisi, libertando dezenas de animais selvagens, entre ursos, tigres, leões, lobos, hipopótamos e crocodilos, com muitos ainda que não foram neutralizados ou capturados.

Durante a tarde, em todos os templos do país foram realizados ofícios religiosos em memória das vítimas provocadas pelo desastre natural, 12, segundo dados preliminares.

Teme-se que aumente o número de mortos, já que 10 pessoas estão desaparecidas.

As autoridades de Tbilisi declararam hoje dia não laboral a fim de facilitar os trabalhos para superar as consequências das inundações.

Às tarefa de reconstrução se somaram hoje unidades de engenheiros do Exército georgiano, assim como soldados da Guarda Nacional, que participam da busca pelos animais que fugiram do zoológico.

Por enquanto ainda não se sabe o número exato de animais que vagam pelas ruas da cidade.

O escritório de imprensa do zoológico informou sobre o resgate hoje de um crocodilo que tinha ficado preso sob escombros no próprio recinto do parque.

“O crocodilo se encontra bem”, disse à televisão local um porta-voz do zoo, que acrescenta que o hipopótamo que teve que ser sedado ontem na praça dos Heróis “se recuperou completamente”.

O primeiro-ministro, Irakli Garibashvili, anunciou hoje que paralelamente aos trabalhos de reconstrução será realizada uma investigação sobre as causas das inundações, porque estas puderam ter ocorrido pelo mal projeto da via que une os bairros de Vake e Saburtalo.

“Se houver sinais de delito, serão cobradas responsabilidades”, disse o chefe do governo em entrevista à televisão local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.