Golpistas anunciam reabertura das fronteiras de Burkina Fasso

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 12h20

Ouagadogou, 18 set (EFE).- O Conselho Nacional para a Democracia (CND), a instituição militar que deu na sexta-feira um golpe de estado em Burkina Fasso, anunciou a reabertura das fronteiras terrestres e marítimas do país, que permaneciam fechadas.

“Os golpistas anunciam a reabertura das fronteiras terrestres e marítimas às 12h local (9h, em Brasília)”, informou o CND em comunicado recolhido por meios de comunicação burquinenses.

As fronteiras foram reabertas coincidindo com a chegada de membros da comunidade internacional para dialogar com o presidente do conselho golpista, o general Gilbert Diendéré, e tentar encontrar uma solução “duradoura e pactuada” à crise.

Esta medida ocorre depois que o presidente durante o período da transição, Michel Kafando, tenha sido libertado após passar dois dias retido pelos golpistas, que ainda mantêm sob prisão domiciliar o tenente Isaac Zida.

Ontem uma facção do Exército (a guarda presidencial) dissolveu o governo e proclamou Diendéré, ex-chefe do Estado-Maior no antigo governo de Blaise Compaoré -derrubado por uma revolta popular no final do ano passado- como presidente do conselho golpista.

Pouco depois, os burquinenses saíram à rua para protestar contra o golpe e durante as manifestações na capital pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 60 ficaram feridas ao ser baleadas por soldados.

O golpe de estado truncou a transição democrática neste país africano, que devia realizar em 11 de outubro eleições presidenciais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.