Gonzalo se transforma em furacão e ameaça costa de Porto Rico
Miami, 13 out (EFE).- A costa de Porto Rico pode sentir, a partir desta noite os efeitos do furacão Gonzalo, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
O furacão se movimenta com ventos máximos constantes de 120 km/h e passará na noite desta segunda-feira sobre as ilhas Virgens britânicas.
De acordo com o mais recente boletim divulgado pelo centro meteorológico, Gonzalo se fortalecerá até se transformar em furacão de categoria 3 ao meio-dia da quarta-feira, quando estará ao leste das Bahamas e no meio do Atlântico.
As autoridades mantêm um aviso de furacão – neste caso concreto, a passagem dele em 12 horas – para as Ilhas Virgens britânicas, e emitiram um alerta de furacão para Porto Rico, Vieques, Cobra e para as Ilhas Virgens americanas, onde é possível que o ciclone passe nas próximas horas.
Gonzalo provocará fortes precipitações e ventos, e grandes acumulações de água em Porto Rico, nas ilhas virgens britânicas e nas americanas.
As autoridades de Porto Rico pediram que a população faça os preparativos necessários para enfrentar os efeitos de Gonzalo.
Segundo o NHC, o furacão Gonzalo está 30 quilômetros ao sudeste da ilha de Saint-Martin e 230 quilômetros ao leste-sudeste de São Tomas.
Gonzalo deve manter esta trajetória até terça-feira, e após passar pelas Ilhas Virgens britânicas se deslocará fortalecido sobre o Oceano Atlântico.
Já a tempestade tropical Fay, que ontem se transformou em um furacão menor, se dissipou nesta tarde no meio do Atlântico, informou o centro meteorológico.
Após ser a sexta tempestade tropical no Atlântico, Gonzalo se transformou agora no sexto furacão da temporada 2014.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.