Google introduz em seus mapas possibilidade de ver imagens antigas

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2014 23h05

San Francisco, 23 abr (EFE).- O Google lançou nesta quarta-feira uma nova funcionalidade em seu serviço de mapas da internet, o popular Google Maps, que permite aos usuários ver todas as imagens disponíveis desde que a empresa começou a fotografar as ruas e estradas do mundo, em 2007.

O Google anunciou a novidade para a modalidade “Street View” do Maps, disponível desde hoje no site e que em breve também estará na versão móvel.

Através desta “cápsula do tempo” – como se referem no Google à ferramenta, o usuário poderá contemplar uma sequência temporal de imagens tomadas em diferentes momentos em um mesmo local ao longo dos quase dez milhões de quilômetros que Google Maps tem fotografados.

No entanto, enquanto em alguns lugares o Google faz imagense atualiza os mapas a cada ano (normalmente no verão), em outros existem apenas duas fotografias diferentes.

Até agora, quando os veículos equipados com câmaras do Google Maps tiravam novas fotos, estas substituíam as anteriores, que deixavam de estar disponíveis para o usuário. Com a nova opção, o Google deixou na rede todo o arquivo que conservava e o abriu aos usuários.

“Agora, com o Street View, poderá ver a construção de um edifício desde o nada, como a Freedom Tower em Nova York e o estádio para o Mundial de Futebol 2014 em Fortaleza, Brasil”, exemplificou em comunicado o diretor de produtos do Google Street View, Vinay Shet.

“Esta nova função também pode servir de linha temporal da história recente, como por exemplo para ver a reconstrução após o devastador terremoto e o tsunami de 2011 em Onagawa, no Japão”, concluiu.

A opção de ver fotos anteriores de um mesmo lugar no Google Maps está disponível em um ícone de um relógio no canto superior esquerdo da tela. EFE