Google lança holding Alphabet e muda estrutura corporativa
O Google anunciou nesta segunda-feira uma mudança em sua estrutura empresarial com o lançamento de uma holding, a Alphabet, que abrigará seus produtos e divisões de pesquisa e desenvolvimento.
“Nossa empresa está operando bem, mas achamos que podemos fazê-la mais limpa e mais sensata. Por isso, vamos criar uma nova companhia, chamada Alphabet”, explicou o executivo-chefe da companhia, Larry Page, ao blog da companhia.
Page será agora executivo-chefe da Alphabet, enquanto Serguei Brin, com quem ele fundou o Google, passará a ser o presidente.
A Alphabet será, a partir de agora, a matriz que englobará o Google, como principal divisão da companhia, com o objetivo de fazer a gestão de uma empresa em constante expansão e com divisões muito diferentes, mais eficiente e com capacidade de crescimento.
Como parte da reestruturação, Sundar Pichai, chefe de produto do Google, passará a executivo-chefe do Google, empresa central do novo conglomerado, gerando receitas anuais de US$ 60 bilhões.
A intenção por trás da fundação da Alphabet é colocar em uma estrutura mais independente empresas do Google como a divisão de investimentos de capital Google Ventures, o Google Capital ou subsidiárias de pesquisa e desenvolvimento como Google X.
Com estas mudanças, Page e Brin passam a adotar formalmente papéis mais estratégicos dentro da companhia. O presidente do Google, Eric Schmidt, passará a ser presidente-executivo da Alphabet.
A Comissão da Bolsa de Valores dos Estados Unidos (SEC) foi informada sobre esta reorganização. A Alphabet será cotada sob os já existentes códigos GOOGL e GOOG, mas os resultados do Google serão reportados como parte da nova organização.
Após o anúncio, efetuado depois do fechamento de Wall Street, as ações da empresa no mercado contínuo subiam 5,41%, para US$ 699 o título.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.