Gorbachev critica líderes ocidentais por não comparecerem ao desfile do dia 9

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h27

Moscou, 7 mai (EFE).- O último presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, criticou nesta quinta-feira os líderes dos EUA e da União Europeia por não assistirem ao desfile que lembrará em 9 de maio, em Moscou, o 70° aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

“Ignorar esta oportunidade para demonstrar sua atitude com a luta que livrou a União Soviética contra o fascismo é uma falta de respeito com um povo que sofreu fortes perdas, uma falta de respeito sem limites”, disse Gorbachev.

“Estou convencido de que teria sido impossível conseguir esta vitória sem a Rússia”, acrescentou o ex-líder soviético, em declarações à “Interfax”.

Na opinião de Gorbachev, a rejeição dos líderes ocidentais de ir a Moscou para a comemoração só pode ser explicada por motivos “ideológicos e políticos”.

Cerca de 30 chefes de Estado ou de governo estrangeiros, e dirigentes de organizações internacionais assistirão aos festejos do 70° aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Os líderes ocidentais rejeitaram comparecer em 9 de maio ao tradicional desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha, apesar dos convites feitos pelo Kremlin.

A chanceler alemã, Angela Merkel, estará em Moscou em 10 de maio, quando se reunirá com o líder russo, Vladimir Putin, e lembrará o 70° aniversário perante o monumento ao soldado desconhecido aos pés das muralhas do Kremlin.

Aos atos comemorativos assistirão os presidentes dos antigos países soviéticos Azerbaijão, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Kirguizia, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Também haverá a presença líderes como o cubano, Raúl Castro, o secretário- geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora geral da Unesco, Irina Bokova. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.