Governador de Áden, no Iêmen, morre em atentado a bomba; EI reivindica ação
Jaafar Mohammed Saad, governador da cidade de Áden, no Iemên, morreu neste domingo junto com cinco de seus guarda-costas em um atentado com carro-bomba, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
O veículo explodiu em uma rua próxima à sede da IV Zona Militar durante a passagem do comboio no qual as vítimas viajavam, depois que o governador saiu de sua casa, situado no bairro de Al Tauahi, com destino a seu trabalho.
Várias testemunhas disseram à Efe que a explosão deixou totalmente calcinado o veículo do governador e causou um enorme buraco na estrada.
Também em Áden, vários desconhecidos assassinaram no sábado a tiros o presidente de um tribunal especializado em casos de terrorismo e na organização Al Qaeda, quando viajava em seu carro.
Estes dois ataques confirmam a deterioração da segurança que afeta a cidade de Áden, escolhida como sede provisória do governo iemenita desde a fuga do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi da capital Sana em fevereiro passado.
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou neste domingo em comunicado divulgado na internet a autoria do atentado cometido poucas horas antes contra o governador da província iemenita de Áden, Jaafar Mohammed Saad, no qual morreram o político e cinco seguranças.
“Com a ajuda de Alá e em uma operação de segurança planejada com precisão aconteceu o assassinato do apóstata e cabeça dos infiéis, Jaafar Mohammed Saad, e oito de seus carrascos”, diz a nota, divulgada em redes sociais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.