Governador de Michoacán chega ao centro da região conflituosa no México

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 01h06

Cidade do México, 14 jan (EFE).- O governador do estado de Michoacán, no México, Fausto Vallejo, chegou nesta terça-feira ao município de Apatzingán para conhecer em primeira mão a situação de insegurança na região da Tierra Caliente, onde atuam traficantes de drogas e milícias de autodefesa que os combatem, divulgou a imprensa local.

Vallejo chegou por volta das 13h30 locais (17h30 de Brasília) e imediatamente foi até a sede da Prefeitura, acompanhado pelo chefe de gabinete, Guillermo Guzmán, e pela porta-voz do governo estadual, Guadalupe Santacruz.

O governador se reuniu em reservado com chefes militares e autoridades locais, reportou a imprensa.

Através das redes sociais, os grupos de autodefesa que operam em Michoacán souberam da chegada de Vallejo a Apatzingán e pediram aos seus integrantes para que não façam uso da violência.

“Escondam as armas por um lado, estamos esperando uma reunião com o governo para ver qual será a postura deles”, diz uma das mensagens.

Apatzingán está no coração da Tierra Caliente, cenário onde atua o cartel de narcotraficantes dos Cavaleiros Templários, que têm cultivos de papoula e maconha na região, assim como laboratórios para a elaboração de drogas sintéticas.

O governo mexicano mobilizou desde a noite de ontem um vasto operacional para recuperar municípios do estado de Michoacán que estavam em poder das milícias de autodefesa, que lutam contra as organizações do narcotráfico.

As milícias de autodefesa operam em 15 dos 113 municípios de Michoacán, dos quais terão que sair de acordo com o ultimato dado ontem pelo Governo Federal. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.