Governador de Nova York encontra primeiro vice-presidente cubano em Havana
Havana, 21 abr (EFE).- O governador de Nova York, Andrew Cuomo, foi recebido nesta terça-feira em Havana pelo primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, com quem dialogou sobre vários temas, inclusive as relações entre Estados Unidos e Cuba, informou hoje a imprensa oficial.
“Durante o encontro falou-se sobre o processo de atualização do modelo econômico cubano, as relações entre Cuba e os EUA e as perspectivas de desenvolvimento dos vínculos entre o estado de Nova York e Cuba”, afirmou uma breve nota da estatal Agência de Informação Nacional.
A reunião com Díaz-Canel é o encontro de mais alto nível realizado em Cuba por Cuomo, que hoje finalizará a visita-relâmpago de pouco mais de 24 horas que iniciou na segunda-feira, à frente de uma grande delegação empresarial de Nova York.
Antes de conversar com o número dois do governo cubano, Cuomo visitou hoje a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, a primeira de seu tipo na ilha e eixo da Lei de Investimento Estrangeiro aprovada no ano passado.
Ontem o governador americano já havia se reunido com o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro cubano, Rodrigo Malmierca, e com o cardeal Jaime Ortega, máximo representante da igreja católica no país caribenho.
A visita de Cuomo é a primeira de uma delegação de um estado dos EUA que viaja para Cuba desde o anúncio do acordo para o restabelecimento de relações diplomáticas entre Havana e Washington em dezembro do ano passado.
A comitiva empresarial que o acompanha inclui responsáveis de grandes companhias americanas, como o executivo-chefe da companhia aérea JetBlue, Robin Hayes, o vice-presidente da companhia de cartões de crédito MasterCard, Walt M. Macnee, e a vice-presidente da farmacêutica Pfizer, Freda Lewis-Hall. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.