Governador de NY fala de vínculo internacional após explosão de bombas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 19/09/2016 11h04
EFE/EPA/JUSTIN LANE Explosão nos EUA - EFE

O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, abriu, nesta segunda-feira, 19, a possibilidade de haver “conexões estrangeiras” na colocação de várias bombas em Nova York e no vizinho estado de Nova Jersey nas últimas horas.

Cuomo fez essas declarações à emissora “CBS” pouco depois que o FBI distribuiu um aviso de busca de Ahmad Khan Rahami, naturalizado americano e nascido no Afeganistão, por sua suposta relação com estes fatos.

“Acredito que estamos buscando um indivíduo (…) e pode ser que haja uma conexão estrangeira para este incidente”, afirmou o governador do estado.

Um total de 29 pessoas ficaram feridas no sábado pela noite no bairro nova-iorquino de Chelsea após a explosão de uma bomba e a quatro quadras de lá foi encontrada uma panela de pressão com explosivos que finalmente foi retirada do local.

Nesta madrugada explodiu outra bomba na cidade de Elizabeth, em Nova Jersey, enquanto a mesma era revisada por um robô policial, e no sábado explodiu outra bomba no Seaside Park (Nova Jersey) que não deixou vítimas e nem danos materiais.

As autoridades de Nova York demonstraram grande cautela primeiro para confirmar que se tratava de atos terroristas e também para assegurar se, a partir das investigações, existem conexões estrangeiras nas bombas colocadas nas últimas horas.

“Foram colocadas duas bombas na cidade de Nova York, isso é terrorismo, com a intenção de causar danos e pôr em perigo e intimidar a população civil”, acrescentou Cuomo.

“O que não sabíamos ontem, e ainda não conhecemos, é se alguém fez isso por conta própria e se está ligado ao terrorismo internacional”, insistiu.

Mas Cuomo também acrescentou que, levando em conta as características da pessoa que está sendo procurada pelo FBI, “isso sugeriria que este indivíduo tem uma conexão estrangeira para realizar este ataque”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.