Governador indiano assume a Caxemira devido a incapacidade de formar governo

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2015 15h48

Nova Délhi, 9 jan (EFE).- O governador da Caxemira, Narinder Nath Vohra, assumiu nesta sexta-feira o comando do estado do norte da Índia devido à incapacidade de seus partidos para formar um governo regional após as eleições realizadas em dezembro.

Vohra, uma espécie de representante do governo central indiano nomeado para o cargo em 2008, assumirá o comando do estado da Caxemira após receber a aprovação do presidente do país, Pranab Mukherjee, informaram as agências indianas “PTI” e “Ians”.

A decisão foi tomada depois que o chefe do Executivo do estado anterior, Omar Abdullah, que continua no posto interino, pediu para ser substituído ontem perante a paralisação política existente na Caxemira.

Esta forma de governo foi imposta na região em seis ocasiões desde 1977. As últimas vezes foram em 2002, pelo mesmo motivo que agora, e em 2008, após a renúncia do então primeiro-ministro regional, Ghulam Nabi Azad.

As últimas eleições da região da Caxemira terminaram em 20 de dezembro, vencidas pelo regionalista Partido Democrático Popular (PDP) de Mufti Mohammed Sayeed, com 28 deputados de um total de 87. O hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP, que governa a Índia) conseguiu 25 cadeiras.

A Conferência Nacional de Abdullah obteve 15 cadeiras após perder 13 depois de seis anos no poder. O Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi obteve 12.

Desde o pleito, as negociações ocorreram, mas nenhum partido conseguiu uma aliança que garanta os 44 deputados necessários para formar o governo.

O PDP e o BJP, nacionalista hindu que conseguiu seus melhores resultados no único estado de maioria muçulmana da Índia, se encontram politicamente nos antípodas, com o partido do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, buscando reduzir a autonomia do estado e o partido caxemiriano pedindo “autogoverno para a Caxemira”.

Esta região do Himalaia, uma das mais militarizadas do mundo com cerca de 500 mil soldados em um estado com 10 milhões de habitantes, foi palco da atividade de insurgentes independentistas desde a década de 1990, que, no entanto, quase desapareceu nos últimos anos.

A Caxemira indiana é o principal ponto de conflitos entre a Índia e Paquistão desde a criação de ambas nações em 1947 e por ela os dois países livraram duas guerras e vários conflitos menores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.