Governador republicano do Texas, Rick Perry, é acusado de abuso de poder

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2014 00h02
  • BlueSky

Austin, 15 ago (EFE).- O governador do Texas e potencial pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016 pelo Partido Republicano, Rick Perry, foi acusado formalmente nesta sexta-feira de abuso de poder.

Perry ameaçou em 2013 a promotora de distrito democrata de vetar uma verba para seu escritório se não renunciasse, após ser surpreendida alcoolizada ao volante.

O político republicano teria usado suas atribuições como governador para vetar o repasse de US$ 7,5 milhões ao escritório da promotoria do Distrito do Condado de Travis, onde fica a cidade de Austin, o que configuraria abuso de poder e coação de funcionário público, dois delitos que podem ter elevadas penas de prisão.

A promotora do distrito do Condado de Travis, Rosemary Lehmberg, foi detida por dirigir sob efeitos de álcool e condenada a 45 dias de prisão.

Lehmberg, com uma promissora carreira entre os democratas, comandava a Unidade de Integridade Pública, um escritório dedicado à investigação de crimes de corrupção entre funcionários locais, estaduais e federais.

Na época do escândalo, a equipe de Lehmberg investigava um suposto manejo irregular de recursos no Instituto de Pesquisa e Prevenção do Câncer do Texas, órgão criado por Perry.

Após sua detenção, Perry ameaçou publicamente Lehmberg de vetar o repasse de verbas para seu escritório se não renunciasse ao cargo.

Texanos por uma Justiça Pública (TJP), o grupo de vigilância governamental sem fins lucrativos que entrou em maio com a ação contra Perry, argumentam que com a ameaça o governador quis desmantelar uma agência que estava de olho no instituto médico criado por ele.

A defesa do Texas argumenta que o veto exercido pelo governador está dentro de suas atribuições.

Perry foi pré-candidato republicano à presidência em 2012, quando perdeu para o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, derrotado nas urnas por Barack Obama.

O governador do Texas, já recuperado desse baque, é cotado como um dos potenciais aspirantes novamente à Casa Branca em 2016 pelo Partido Republicano.

A crise migratória das crianças centro-americanas, que prometeu combater com o envio de mil soldados da Guarda Nacional, devolveu a Perry a notoriedade pública e o impulsionou a criar um comitê chamado “RickPAC”, com o qual na semana passada já fez campanha entre os conservadores de Iowa.

Perry é o primeiro governador do Texas acusado formalmente de um crime em quase um século desde que em 1917 James E. Ferguson por desvio de fundos e outras acusações, o que forçou sua renúncia antes da publicação da sentença. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.