Governistas e opositores se concentram para marcha de 1 de Maio na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h58

Caracas, 1 mai (EFE).- Trabalhadores governistas e opositores começam a se reunir em seus respectivos pontos de encontro para dar início as marchas que lembram o Primeiro de Maio na Venezuela e que esperam reunir milhares de pessoas.

Os seguidores do “processo revolucionário” liderado pelo presidente Nicolás Maduro devem se juntar em uma praça do centro da capital aonde chegarão marchas vindas de três pontos do centro oeste de Caracas, zona onde o governo conta com mais apoio.

Nos últimos dias, representantes sindicais apoiadores do governo, como a Central Bolivariana de Trabalhadores, indicaram que para o dia de hoje esperavam “cerca de dois milhões” de seguidores do chavismo marchando na capital.

“#MaioDosTrabalhadores para consolidar o socialismo, ou seja, a sociedade do valor do trabalho para satisfazer as necessidades humanas”, escreveu o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaua, em sua conta no Twitter.

“Hoje também celebramos o maior TRABALHADOR desta Pátria: Nosso pai e Cdte CHÁVEZ! #MaioDosTrabalhadores #MaduroÉPovoTrabalhador”, lembrou a ministra da Comunicação, Delcy Rodríguez, também pelo Twitter.

Por sua vez, a convocação da oposição, na qual participarão também estudantes e diversos sindicatos, passará pela zona leste da capital. A mobilização continuará com os protestos contra o Executivo que começou há mais de dois meses.

“Que hoje tod@s os trabalhador@s marchem e se expressem pacificamente, com contundência, em rejeição ao modelo castro comunista fracassado”, afirmou o líder opositor e ex-candidato presidencial, Henrique Capriles, em seu Twitter.

A ex-deputada María Corina Machado, uma das opositoras mais ferrenhas da gestão do governo também twittou.

“A todos os trabalhadores meu respeito e apreço, hoje e a cada dia de luta por uma Vzla (Venezuela) produtiva, justa, digna e livre! Nos vemos na rua!”, convocou. EFE

aa/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.