Governo acelera a alta de preços, mas freia inflação com outro

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2014 12h24

A recessão ameaça o Brasil porque o governo acelera a alta de preços com um pé e tenta frear a inflação com o outro, disse o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Ele defendeu a retomada dos fundamentos do Plano Real porque a estabilidade do poder de compra da moeda ajudou a população mais pobre.

Ele é um dos coordenadores do programa de governo do candidato Aécio Neves e quer, também, câmbio flutuante e superavits primários. Fraga acredita que a gestão competente da economia tende a fazer com que 2015 não seja uma maravilha e nem o desastre que ameaça a todos.

O Brasil foi fazer companhia à Argentina e Venezuela no Indicador de Clima Econômico na América Latina da FGV e afunda pela quarta vez nesse métrica. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista da PUC São Paulo Antonio Correa de Lacerda explicou as causas de tanto desânimo no país.

*Ouça os detalhes no áudio

Outro economista salientou que a presença do Brasil na zona do rebaixamento do ICE da FGV é apenas um retrato da situação real. Alex Agostini enfatizou que o governo Dilma fugiu das boas parcerias econômicas e chegou ao último sob desconfiança do setor produtivo.

Agostini também concorda que o último ano do governo Dilma consolidou as perspectivas negativas da economia brasileira. A nova matriz econômica do governo que aí está  gerou inflação nas alturas, câmbio sob intervenção e superavit primário maquiado.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.