Governo afegão rebaixa de 89 para 42 o número de mortos em atentado suicida

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2014 11h23

Cabul, 16 jul (EFE).- O Ministério da Defesa do Afeganistão rebaixou nesta quarta-feira de 89 para 42 o número de mortos em um atentado suicida cometido ontem com um veículo carregado de explosivos em um movimentado mercado do sudeste do Afeganistão, e elevou o total de feridos de 42 para 67.

“De acordo com os dados oficiais da província de Paktika – local do atentado – no ataque terrorista morreram 42 afegãos inocentes e outros 67 ficaram feridos”, revelou o Ministério da Defesa em comunicado.

O drástico rebaixamento de mortos no atentado se deve, segundo explicou à Efe o vice-porta-voz do Departamento de Defesa, Dawlat Waziri, a que muitas das vítimas levadas aos hospitais estavam tão gravemente feridas que pareciam mortas.

“Levamos mais de 100 pessoas, entre feridos e mortos. Muitos deles estavam gravemente feridos, a ponto de não sabermos se estavam ou não com vida. No final, alguns deles se recuperaram”, acrescentou Waziri.

O diretor do Hospital Civil da região, Rahim Shah, disse ainda à agência local “Pajhwok” que o número de mortos era de 42 e, o de feridos, 70, mas avisou que o total de mortos pode subir, já que 25 pessoas ainda estão em estado crítico.

A maioria das vítimas estava no mercado por volta do meio-dia local para fazer as compras do Ramadã e se preparava para a Festa do Sacrifício, a principal festividade para os muçulmanos.

As imagens feitas pela imprensa local mostraram a área do atentado completamente destruída, com carros carbonizados, barracas transformadas em montes de ferro e escombros, e dezenas de pessoas tentando resgatar os sobreviventes.

Apesar da redução do número de mortos, o atentado continua sendo um dos piores cometidos no país asiático nos últimos anos.

Sessenta e duas pessoas morreram em dois atentados contra a minoria xiita em 2011 e outras 41 perderam a vida em outro ataque suicida na Festa do Sacrifício em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.