Governo anuncia licitação para reconstruição de estação antártica
Brasília, 21 jul (EFE).- A Marinha convocou nesta segunda-feira a abertura de uma licitação internacional para a reconstrução da base do país na Antártica, destruída por um incêndio ocorrido em fevereiro de 2012 e que terminou com a morte de duas pessoas.
O contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, membro da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, explicou em entrevista coletiva que foi estabelecido um valo máximo de R$ 254,3 milhões (US$ 110,5 milhões) para a obra.
Embora o concurso esteja aberto para a participação de empresas estrangeiras, Rodrigues indicou que o governo “está muito interessado em preservar a política de estimular as companhias nacionais”.
As condições detalhadas do concurso, que dará preferência à empresa nacional ou estrangeira que oferecer o menor preço, entre outras prerrogativas, serão publicadas na próxima quarta-feira e a partir desse momento, as companhias interessadas terão um prazo de 45 dias para apresentar suas propostas.
A Estação Antártica Comandante Ferraz será reconstruida na mesma zona que ocupava na ilha Rei George, onde operam também as estações da Argentina, Chile, China e Rússia, entre outros países.
Apesar da perda da base, os cientistas brasileiros prosseguiram com suas pesquisas na Antártida em módulos provisórios próprios e com apoio das estações da Argentina e Chile.
De acordo com o projeto, as novas instalações terão 4,5 mil metros quadrados e capacidade para alojar 64 pessoas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.