Governo argentino culpa Shell por ataques especulativos contra o peso

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 16h28

Buenos Aires, 24 jan (EFE).- O ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, disse nesta sexta-feira que a proibição parcial das restrições à compra de dólares tem o objetivo de “dar certeza”, após uma brusca desvalorização do peso que o funcionário atribuiu a ataques especulativos da empresa petrolífera Shell.

Kicillof destacou que na desvalorização do peso dos dois últimos dias, nos quais a moeda perdeu mais de 11% de seu valor em relação ao dólar, “se viu que há interesses muito fortes atentando contra o projeto econômico”.

“Ontem, surpreendentemente, (o dólar) estava a 7,20 e houve um pedido de compra de dólares por 8,40, e depois se determinou que quem tinha pedido ia pagar 8,70, que todos sabemos que foi a Shell”, disse o ministro, em acusação direta à empresa petrolífera americana.

“Queriam um dólar a 13 pesos, e dessa forma ontem mesmo tivemos esse ataque especulativo muito forte”, acrescentou.

“Não estamos falando de pequenos investidores mas estamos falando do setor que também disse que os depósitos eram intangíveis e ficou com o dinheiro do povo, gerando cotações paralelas formidáveis”, atacou o ministro.

O dólar chegou a ser cotado na quinta-feira a 8,40 pesos, mas a injeção de US$ 100 milhões do Banco Central argentino reduziu a alta e a moeda americana fechou a 7,95 pesos, 8,54% menos que no dia anterior, quando já tinha caído 3,47%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.