Governo brasileiro parabeniza discurso de Obama pelo fim do embargo a Cuba

  • Por Agência Brasil
  • 21/01/2015 14h19

Presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz seu "discurso do Estado da União" ao Congresso na noite desta terça (20)

EFE/MANDEL NGAN / POOL Presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz seu "discurso do Estado da União" ao Congresso nesta terça

O governo brasileiro parabenizou nesta quarta-feira (21) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter ressaltado, ontem (20) à noite, em seu discurso sobre o Estado da União, a necessidade de trabalhar para acabar com o embargo imposto a Cuba. Durante o tradicional discurso, feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790, Obama defendeu que o Congresso americano encerre o embargo econômico e financeiro a Cuba.

Por meio de nota do Itamaraty, o governo informou que “o Brasil saúda esse passo positivo na desejada normalização das relações hemisféricas e no relacionamento entre os Estados Unidos da América e Cuba, dois países com os quais mantém relações históricas de amizade e parceria”.

Em dezembro, Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada de suas relações diplomáticas, após 50 anos de rompimento. O episódio foi denominado por alguns como o último resquício da Guerra Fria.

Além do fim do embargo, Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano. “Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.