Governo brasileiro parabeniza discurso de Obama pelo fim do embargo a Cuba
Presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz seu "discurso do Estado da União" ao Congresso na noite desta terça (20)
Presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz seu "discurso do Estado da União" ao Congresso nesta terçaO governo brasileiro parabenizou nesta quarta-feira (21) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter ressaltado, ontem (20) à noite, em seu discurso sobre o Estado da União, a necessidade de trabalhar para acabar com o embargo imposto a Cuba. Durante o tradicional discurso, feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790, Obama defendeu que o Congresso americano encerre o embargo econômico e financeiro a Cuba.
Por meio de nota do Itamaraty, o governo informou que “o Brasil saúda esse passo positivo na desejada normalização das relações hemisféricas e no relacionamento entre os Estados Unidos da América e Cuba, dois países com os quais mantém relações históricas de amizade e parceria”.
Em dezembro, Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada de suas relações diplomáticas, após 50 anos de rompimento. O episódio foi denominado por alguns como o último resquício da Guerra Fria.
Além do fim do embargo, Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano. “Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.