Governo britânico propõe revisão de objetivos e financiamento da “BBC”

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2015 10h46

Londres, 16 jul (EFE).- O governo conservador britânico iniciou nesta quinta-feira um período de revisão dos objetivos e do financiamento da “BBC” para negociar com a emissora pública seu novo estatuto, que entrará em vigor em 2017.

O ministro da Cultura, John Whittingdale, apresentou na câmara dos Comuns um documento governamental que recolhe as diferentes possibilidades de reforma em áreas como estrutura, objetivos, financiamento e governo da “BBC” como emissora estatal.

“A próxima revisão do estatuto avaliará se o tamanho e o alcance da “BBC” são adequados para o contexto presente e futuro dos meios de comunicação e se oferece algo por isso que a audiência está disposta a pagar”, declarou.

Será analisado também o conceito de “universalidade”, “se a “BBC” pode ser tudo para todo o mundo” ou se é preciso redefinir seu perfil e seu propósito, apontou.

Entre as possibilidades de financiamento, o ministro antecipou que poderia ser mantido o sistema atual, mas reformado -atualmente, os britânicos com televisor pagam uma quantia anual-, impor uma taxa por família ou criar um sistema híbrido.

Quanto à governança, o governo coloca, entre outras opções, transferir as funções do conselho independente que agora são regidas pela emissora pública à Ofcom, regulador das comunicações no Reino Unido.

O governo e a “BBC” devem negociar o novo estatuto de dez anos da emissora pública, pois o atual expira em 31 de dezembro de 2016, entre indicações que poderiam reduzir suas operações para economizar custos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.