Governo croata cai após apenas 6 meses no poder

  • Por EFE
  • 16/06/2016 13h56
EFE Oreskovic Croácia

O Parlamento da Croácia aprovou, nesta quinta-feira (16), uma moção de censura contra o primeiro-ministro, o independente Tihomir Oreskovic, impulsionada pelo partido conservador HDZ, um dos dois que apoiava o governo de coalizão formado há apenas seis meses, o que abre a possibilidade de novas eleições.

A moção seguiu em frente com o voto de 125 deputados, enquanto apenas 15 se opuseram e dois se abstiveram.

A proposta de destituição do primeiro-ministro foi apresentada pela União Democrática Croata (HDZ) que é, até agora, o principal partido da coalizão de centro-direita da qual fazia parte também o centrista Most.

Os deputados do opositor Partido Social-Democrata votaram a favor da moção, enquanto os legisladores do Most se opuseram.

A medida foi apresentada depois que Oreskovic, um alto executivo sem experiência política prévia, pediu, há poucos dias, a demissão do líder desse partido, Tomislav Karamarko, como vice-primeiro-ministro, devido a um caso de conflitos de interesses no qual sua esposa está envolvida.

“Este governo caiu devido aos interesses de alguns indivíduos. Tentei impedi-lo, essa foi minha única culpa”, declarou Oreskovic, se referindo claramente a Karamarko, a pessoa que pediu sua destituição e que, há seis meses, o propôs o cargo de primeiro-ministro.

As diferenças dentro da coalizão entre HDZ e Most apareceram desde o início, mas foram se aguçando quando, em maio último, quandoestourou o conflito de interesses no Estado maior de Zagreb

A HDZ anuncia que, como principal partido parlamentar, tentará formar um novo governo, embora os analistas duvidem que possam reunir a maioria suficiente na Casa.

Caso não o consiga, teriam que realizar novas eleições gerais, provavelmente em setembro deste ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.