Governo de Merkel rejeita que Snowden possa ser interrogado na Alemanha

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h58

Berlim, 1 mai (EFE).- O governo alemão rejeita por razões jurídicas e políticas que o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) americano Edward Snowden possa comparecer na comissão de investigação constituída no parlamento do país perante o escândalo da espionagem dos Estados Unidos no país.

Com a chanceler alemã a caminho de Washington para se reunir com o presidente americano, Barack Obama, vários meios de imprensa alemães anteciparam o conteúdo do relatório que a comissão de investigação solicitou ao Executivo e que deve chegar ao Bundestag (câmara baixa) nesta sexta-feira.

Diante do pedido de comparecimento de Snowden apresentada pela oposição parlamentar, o governo de Angela Merkel argumenta que os EUA são um estado de direito, lembra que ditou uma ordem de detenção contra Snowden e ressalta que existe um tratado de extradição em vigor com esse país.

Snowden também não poderia solicitar asilo na Alemanha, se explica no relatório, já que não se trata de um perseguido político, mas de um suposto delinquente, segundo a justiça americana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.